
Nova concessão de transporte público de Jundiaí deve ser definida no primeiro semestre de 2025
Após um ano de atraso, a nova concessão do transporte público de Jundiaí, válida por 20 anos, deve ser realizada ainda no primeiro semestre de 2025. Atualmente, o transporte coletivo opera por meio de uma prorrogação contratual.
De acordo com a UGMT (Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte), a licitação está em fase de análise para definir os parâmetros do contrato, que precisará atender às políticas da nova gestão municipal e às demandas do sistema de transporte coletivo.
No fim de 2024, a Câmara Municipal aprovou o projeto que permite a nova concessão, mas questões como a revisão de leis sobre transporte coletivo e subsídios ainda estão sendo discutidas. A intenção da UGMT é publicar o edital nos próximos meses, com base nas exigências legais e na adaptação às necessidades da população.
Atualmente, o transporte público é operado pelas empresas Viação Jundiaiense, Viação Leme e Auto Ônibus Três Irmãos. A demora no processo de concessão, segundo a UGMT, está relacionada aos impactos da pandemia de Covid-19, que atrasaram o cronograma anterior. A expectativa é que o novo contrato traga melhorias e modernizações ao sistema, garantindo maior eficiência e qualidade para os usuários.